Salão de Chá e Colunata de Eventos

Salão de Chá

e Colunata de Eventos

O Bom Jesus é uma estância criada pela fé, onde o espiritual ocupa o primeiro lugar, mas não significa, isso, desinteresse pelo lazer e repouso, que devem ser proporcionados aos frequentadores.

O salão de chá (autoria do arquiteto Raul Lino) e a colunata de eventos (projeto do arquiteto Moura Coutinho), com frequência mais elevada na época de verão, ofereciam, sobretudo, nos seus momentos de apogeu, programas culturais muito interessantes, onde não faltavam as festas tradicionais, os animados arraiais minhotos, os concertos de bandas de música, espetáculos com os melhores cançonetistas, declamadores e ilusionistas, orquestras ligeiras e sinfónicas, tômbolas, e exposições.

As propostas para a construção, da parte de pedraria, da colunata de granito na Esplanada dos Fornos, destinada à instalação de diversões várias, foram abertas no dia 15 de junho de 1928, enquanto as propostas para a cobertura em terraço da mesma Colunata foram abertas em 30 de setembro de 1930.

O salão de chã funcionou como Casino, não propriamente como casa de jogo, mas como local de animação, a título de exemplo, na década de 50, todas as quartas e sábados havia “soirées” dançantes, enquanto que aos domingos matinées festivas. Atualmente funciona como espaço de eventos, para os Hotéis do Bom Jesus.

DSC00468

O Bom Jesus do Monte, referência incontornável.