Eventos

Centro de Exposições

A confraria, em reunião de mesa de 13 de Janeiro e de 2 de Março de 2010, decidiu criar no espaço dedicado ao Museu um Centro de Exposições e atribuir, por unanimidade, o nome de Centro de Exposições Cónego Cândido Pedrosa, que foi inaugurado no Dia da Invenção da Santa Cruz, que no calendário litúrgico se celebra a 3 de Maio.

A razão da escolha deste patrono para o Centro de Exposições deve-se ao facto de ter presidido à Confraria do Bom Jesus do Monte, instituição com uma vastíssima história, tradição e cujos objectivos são permanentemente actuais e por ter procurado, sempre, encontrar os meios e as formas de perpetuar e engrandecer este «ex-líbris» de Braga, do Norte e de Portugal.

Com a criação deste Centro de Exposições a Confraria do Bom Jesus do Monte pretende, através da dinamização cultural, atrair mais visitantes e peregrinos a este espaço sagrado. Este centro está vocacionado para exposições temporárias de todos as áreas artísticas.

Iniciamos este ciclo de exposições, como não poderia deixar de ser, com uma exposição intitulada «cruzes», porque a Cruz é uma das «armas» do logótipo da confraria, porque a primeira Ermida construída nesta estância teve o nome de «Ermida da Santa Cruz», porque foi na Cruz que o Bom Jesus foi crucificado, porque tradicionalmente era comemorada, nesta estância, a «Festa da Invenção da Santa Cruz».

DSC00462

NEWSLETTER

Subscreva e receba todas as novidades sobre o Bom Jesus do Monte!