fpf-candidatura-patrimonio-humanidade

Seleção apoia candidatura a Património Mundial da UNESCO.

 

O Bom Jesus de Braga viu ontem reforçada a sua candidatura a Património Mundial da Humanidade (UNESCO) ao receber, em encontro com D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, o apoio da Selecção Nacional através do seu capitão Cristiano Ronaldo, o seleccionador nacional Fernando Santos, e os dirigentes da Federação Portuguesa de Futebol Humberto Coelho e João Vieira Pinto.

“Contar com o apoio da Selecção da Federação Portuguesa de Futebol tem um grande significado, pelo que a selecção significa, por ser uma representação de Portugal e pelo facto do futebol e os jogadores se tornarem embaixadores desta causa”, afirmou o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga. Sob a gestão da Confraria do Bom Jesus, o Santuá́rio tem mais de 600 anos de histó́ria e testemunha vá́rios momentos da história da cidade de Braga.

O Santuário do Bom Jesus do Monte é constituído por um conjunto arquitectónico e paisagístico que integra uma igreja, um escadório onde se desenvolve a via-sacra, uma mata com 55 hectares, vários hotéis e o funicula hidráulico mais antigo da Europa, com 132 anos.
“Apesar do caráćter religioso, o Bom Jesus conta com uma parte patrimonial que faz com que seja també́m um ex líbris da cidade de Braga, o que torna esta candidatura uma forma de apoio a Braga e ao Minho”, lembra D. Jorge Ortiga.

A candidatura a Patrimó́nio Mundial da Humanidade (Unesco) foi apresentada em Novembro de 2013 e, desde então, a Confraria do Bom Jesus tem dinamizado várias actividades de promoção da candidatura, reunindo vá́rios apoios e reforç̧ando a importância e unanimidade do Bom Jesus.