Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Capela de S. Pedro

Capela de S. Pedro

Em frente à capela anterior, e do lado norte, deparamos com a capela de S. Pedro, o apóstolo que chora o pecado das negações, mandada erigir por alguns devotos no mesmo tempo da anterior, possuindo, no topo da capela-gruta, a seguinte inscrição de Lucas: «ET EGRESSUS FO / RAS PETRUS FLEVIT / AMARE», traduzida por «e saindo para fora, Pedro chorou amargamente».

No interior da capela encenam-se as três negações de S. Pedro a Jesus Cristo (incluindo a cena do galo), quando Pedro chorou profundamente por ter negado o seu mestre, lágrimas copiosas que fizeram regos na face.

Também junto ao paredão desta capela se encontram as armas de D. Jorge da Costa e a inscrição: «ARMAS. DA I.A CAPELLA / QUE MANDOU EDIFICAR O / SENHOR D. JORGE DA COSTA AR / CEBISPO DE BRAGA EM 1494 FORÃO / ENCONTRADAS NAS ESCAVAÇÕES / DOS ALICERCES DESTA OBRA EM / 1839 SENDO PREZIDENTE O IIL(ustrissi)MO / JOAQUIM DA MOTTA CAR / DOZO ABBADE DE MAXIMINOS».

DSC00186

O Bom Jesus do Monte, referência incontornável.