Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Estátua de Isaías

Estátua de Isaías

Do lado oposto encontramos a imagem de Isaías, com roupas talares, segurando a capa com a mão direita, e sustentando com a esquerda uma tenaz em brasa, com que um anjo, em sonhos, lhe tocou os lábios. Também este elemento patrimonial importante, a tenaz, já desapareceu.

Este profeta sempre acreditou que o seu povo seria a nação messiânica para o mundo, sobre a qual, um dia, a prodigiosa benção de Deus desceria sobre todas as nações.

Por baixo do entablamento, lemos na pedra epigrafada: «TETIGIT OS MEUM», traduzida por «tocou a minha boca», ou seja, Deus tocou Isaías para a sua obra profética dando-lhe o poder de tocar o povo. A mensagem do livro de Isaías, começa com uma vigorosa denúncia dos pecados de Judá, tendo como finalidade admoestar a nação, do iminente julgamento, e lembrar o plano divino de libertação, do seu programa redentor, pois Isaías viu a glória de Cristo e d’Ele se pronunciou.

Na fachada da basílica podemos contemplar outra estátua do profeta Isaías sustentando com a mão esquerda um livro sobre o qual está uma caveira, em jeito de apontar para esta com a mão direita.

DSC00148

O Bom Jesus do Monte, referência incontornável.