Prova de resistência reuniu recorde de participantes, ontem, no Santuário do Bom Jesus do Monte. Bombeiros portugueses e estrangeiros cumpriram prova de superação de características únicas.
Edmilson Gomes, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Lisboa, e Sónia Cancela, dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, venceram ontem a sexta edição prova de resistência ‘Escadórios da Humanidade’. Dirigida a bombeiros profissionais e voluntários, a prova organizada pela associação ‘Família de Elite’ e pela ‘ADN Eventos Desportivos’ teve, mais uma vez como objectivo testar a capacidade daqueles operacionais de protecção civil a percorrer 615 metros com um desnível positivo de 116 metros e 566 degraus nos escadórios do Bom Jesus do Monte, envergando equipamento de protecção individual completo, botas de fogo urbano e aparelho respiratório isolante de circuito aberto.
O bombeiro dos Sapadores de Lisboa cumpriu esta verdadeira prova de superação em 5 minutos e 30 segundos, enquanto a sua colega da Póvoa de Varzim fez o mesmo percurso em oito minutos e 28 segundos, tendo sido a melhor classificada no sector feminino.
Esta edição de ‘Escadórios da Humanidade’ levou, ontem de manhã, ao Santuário do Bom Jesus do Monte, mais de 1 500 bombeiros de 260 corporações de Portugal, Espanha, França, Polónia, Brasil e Cabo Verde, o que constituiu um recorde de participação.
O vencedor absoluto considerou “duríssima” esta sua primeira participação em ‘Escadórios da Humanidade’, prometendo voltar em próximas edições.
“Esta prova de sofrimento é um grande incentivo para o dia- -a-dia dos bombeiros”, considerou o sapador de Lisboa, que encontrou nesta actividade aquilo que gosta, apesar de a mesma ser “muito difícil, física e psiquicamente.”
A Companhia de Sapadores de Lisboa venceu a prova ‘Escadórios da Humanidade’ colectivamente, seguida das Companhias de Sapadores de Coimbra e do Funchal.