27 de Setembro
A edição deste ano dos “Escadórios da Humanidade”, a prova mais desafiante de Portugal destinada a bombeiros, foi a edição de todos os recordes.
Para além de ter juntado 1900 bombeiros inscritos, David Vieira, dos Bombeiros Sapadores do Funchal bateu o recorde da prova, tendo subido os 566 degraus dos escadórios do Santuário do Bom Jesus do Monte em 5,23 minutos. O recorde anterior era de Joaquim Aires, dos Bombeiros de Lousada, com o tempo de 5,26 minutos.
A iniciativa, que é organizada pela Associação Família de Elite e pela ADN Eventos Desportivos, com o apoio da Confraria do Bom Jesus do Monte e da Câmara Municipal de Braga, foi participada por bombeiros de inúmeras corporações do país e bombeiros vindos de vários países europeus, entre os quais Espanha, França e Polónia.
Para a directora da prova, o balanço não podia ser mais positivo e na sua mente está já a edição de 2026. «Pela moldura humana que se vê, as pessoas estão satisfeitas e é isso que nos enche o coração. Para o ano contamos ter cá dois mil bombeiros a subir os escadórios. E faço um apelo a todas as mulheres bombeiras que venham participar», disse.
Segundo vincou Eduarda Gomes, esta prova bracarense é de um grau de dificuldade muito elevado. «Para além do esforço físico é preciso ter uma capacidade mental e uma capacidade emocional muito grande porque, segundo os relatos dos bombeiros que sobem, a meio há uma grande tentação para desistir», contou. Quem não desistiu e regressou este ano para realizar a prova e, sobretudo, sensibilizar as pessoas para a prevenção do cancro da mama foi Mariana Lopes, dos Voluntários de Leça do Bailio. Com equipamento cor-de-rosa, realizou a prova enquanto membro da associação internacional Pink Firefighters. «Em Portugal somos dois, eu e o Rui Trovão, que é bombeiro na Figueira da Foz, e esta associação visa a sensibilização para o cancro da mama. Nós utilizamos este equipamento todo cor-de-rosa que, só por si, já chama a atenção e queremos que chame a atenção para a sensibilização do cancro, principalmente do cancro da mama», disse. Carina Ribeiro, Bombeira da Lourinhã também repetiu este ano a prova. No ano passado realizou-a grávida, este ano subiu os escadórios com a filha ao colo. Esta edição também vai ficar gravada para a noiva Patrícia Gomes que casou durante o dia na Basílica do Bom Jesus e teve direito a guarda de honra dos bombeiros ao entrar na igreja.
Fonte: Diário do Minho (fotografias e texto)
