Iniciativas em comemoração do 3o aniversário da inscrição do Santuário do Bom Jesus do Monte na Lista do Património Mundial da Humanidade (UNESCO) – 07 de Julho – e do 7o aniversário da elevação da igreja do Bom Jesus do Monte à categoria de Basílica Menor – 05 de Julho.
- Assinatura de um protocolo histórico entre a Câmara Municipal de Braga e a Confraria do Bom Jesus do Monte que evidencia a importância que o Santuário tem para o Município
enquanto “activo de que todos devemos cuidar” (Dr. Ricardo Rio – Presidente da Câmara de Braga). - Conferência «O Bom Jesus, Património Mundial da UNESCO, como construtor de novos caminhos para a paz» pela Professora Doutora Laura Castro (Directora Regional de Cultura do Norte) que narrou a História da “Convenção para a Protecção do Património Mundial, Cultural e Natural” (assinada em 1972) como veículo de cooperação, compreensão e diálogo entre os povos e como meio de fomentação do apego do Ser Humano ao seu património.
- Visita à exposição «Estância Elevada», referente aos 140 anos do Elevador do Bom Jesus do Monte.
- Eucaristia de Acção de Graças presidida por Sua Ex.ª Rev. ma o Arcebispo Metropolita de Braga e Primaz das Espanhas Sr. Dom José Cordeiro que proferiu – na homilia – a expressão: “Ir ao Bom Jesus é como que tocar o Céu sem sair da Terra”.