Visita Guiada ao Bom Jesus como promoção dos Cinco Sentidos a novos públicos

A 25 de Maio, o Santuário do Bom Jesus do Monte, no âmbito do projecto ISA Culture, foi o suporte para uma visita guiada onde se trabalhou a acessibilidade à cultura através da promoção dos cinco sentidos.

O ver; o ouvir; o sentir através do tacto; o cheiro e o paladar foram o fio condutor de uma visita que procurou aproximar o património de novos públicos. O Escadório dos Cinco Sentidos e as suas fontes alegóricas referentes a cada um dos sentidos desafiam a uma apreensão integral de todo o espaço e é por meio dos sentidos que o caracter sublime desta colina nos eleva para novas formas de estar.

Esta abordagem, com a qual nos identificamos, vai de encontro à promoção feita pela Confraria do Bom Jesus do Monte. Os cinco sentidos como apreensão física e espiritual deste bem classificado como Património da Humanidade.
A Destino 4all – Turismo para todos forneceu os guias e foram parceiros da Fundação Bracara Augusta neste projecto.

Projeto inserido no “ISA Culture Intellectually and Socially Accessible On the way to Equality: Culture as a tool for social inclusion and labour integration”, financiado pelo programa Erasmus+ liderado pela Fundação Bracara Augusta e que tem como parceiros a CERCI Braga; a Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga; a Universidad de Burgos – UBU; Zavod RISA; Escola Profitecla; SYnergia Portugal e SYnergia Braga; Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

Fonte: Fundação Bracara Augusta