Apresentação pública do projecto “Bom Jesus: Requalificar III” que visa recuperar os apeadeiros superior e inferior do Elevador do Bom Jesus do Monte e a Casa dos Correios.
Foi apresentado publicamente o projecto de requalificação que contempla a reabilitação e valorização da Casa dos Correios com a eliminação do edifício da esplanada e a criação, no local, do Centro Interpretativo do Bom Jesus, assim como a valorização dos apeadeiros do
Elevador e zonas envolventes, permitindo melhorar a segurança dos peões e organizar o estacionamento automóvel.
A estimativa de custos nesta fase é de 2 milhões e 300 mil euros, sendo que o projecto, a aguardar disponibilidade de financiamento comunitário, deverá estar concluído até Setembro de 2023 para entrega do relatório na Unesco em Dezembro desse mesmo ano. Em jeito de homenagem e agradecimento pelo papel fundamental desempenhado na vida deste Santuário, a Confraria do Bom Jesus decidiu atribuiu ao Centro Interpretativo do Bom Jesus o nome de “Centro Interpretativo D. Jorge Ortiga”. Esta será a mais relevante intervenção desta fase de requalificação do ponto de vista económico e infra-estrutural.
O local terá como objectivos a exposição e divulgação da história do Bom Jesus através de tecnologias inovadoras e acessíveis, a veiculação de informações sobre o património do Santuário, conferindo acessibilidade a toda a comunidade, e a qualificação da visita através da educação, centrando a atenção no visitante e na sua experiência.
Ao longo dos últimos 20 anos foram investidos cerca de 20 milhões de euros no Santuário do Bom Jesus, permitindo efectuar intervenções essenciais para alcançar o título de Património Mundial da Humanidade da Unesco.