Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Capela da Ascensão

Capela da Ascensão

No centro do terreiro dos evangelistas, à direita da estátua de S. João, fica a capela da Ascensão, da Glorificação de Cristo, mais alta e espaçosa que as outras, desvendando nas traseiras uma soberba, colorida e diversificada paisagem sobre o horizonte.

Dezasseis imagens reproduzem o último episódio da vida do Bom Jesus neste mundo, a sua gloriosa Ascensão. Esta deu-se no monte das Oliveiras, no mesmo lugar onde tinha sofrido o tormento da agonia até suar sangue. Antes de se elevar ao céu, o Bom Jesus despediu-se da sua Mãe Santíssima, abençoou os apóstolos, discípulos e mais pessoas presentes. Em seguida, perante o espanto de todos, foi subindo lentamente, cercado de nuvens e anjos, até se esconder no espaço.

Na Ascensão, Jesus subiu ao céu, como consta da inscrição latina que se localiza na parte superior da capela: «ASSUMPTUS EST IN CAELUM», traduzida por «foi arrebatado ao céu (subiu ao céu)», entre nuvens brancas, querubins e envolto num manto de púrpura.

DSC00258

O Bom Jesus do Monte, referência incontornável.