Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Capela do Encontro de Emaús

Capela do Encontro de Emaús

Seguindo a nossa caminhada, encontraremos a capela do Encontro de Emaús, que mostra o interior de uma casa solarenga e burguesa do século XVIII, vendo-se Cristo sentado à mesa, uma graciosa credência de estilo rocaille e mais sete imagens (dois discípulos e demais familiares).

No domingo de Páscoa, dois discípulos do senhor, um deles era Cléofas, caminhavam de Jerusalém para a sua casa na aldeia de Emaús. De repente, um peregrino desconhecido entra no diálogo e acompanha-os.

Ao chegarem a Emaús, como o dia estava a terminar, os dois discípulos convidaram o amável companheiro a passar a noite com eles, convite que foi aceite. Foram para a mesa e, a certa altura da refeição, o estranho hóspede toma o pão que abençoa e consagra. Foi neste momento que o segredo foi desvendado. Aquele peregrino era o Bom Jesus ressuscitado, mas Ele, misteriosamente, desapareceu.

No exterior da capela na parte superior da entrada, um trecho da bíblia: «COGNOVERUNT EUM IN FRACTIONE PANIS», traduzido por «reconheceram-No na fração do pão», que representa a partilha do pão com os seus discípulos.

DSC00265

O Bom Jesus do Monte, referência incontornável.