Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Estátua de Jeremias

Estátua de Jeremias

A direita encontramos a estátua de Jeremias, um dos profetas maiores, nascido por volta de 650 A.C., que representa o sol, e tem na mão direita uma vara com olhos (desaparecida), significado que se lhe mostrou numa visão, com a seguinte legenda na peanha da estátua: «VIRGAM VIGILANTEM EGO VIDEO», traduzida por «eu vejo uma vara vigilante», ou seja, um apelo ao cumprimento da lei e à vigilância para conjurar o mal.

Numa época politicamente em convulsões, com o povo ora se inclinando para um lado (Egipto), ora para o outro (Babilónia), Jeremias era o fiel da balança, o homem que sabia para onde o povo devia pender. Ocupa, por isso, um lugar de destaque no Bom Jesus, pois existe outra estátua do profeta, crítico da conduta do seu povo, na fachada do templo.

Nesta escultura, no interior de um nicho, Jeremias sustenta na mão esquerda um livro e com a direita aponta para o ouvido.

DSC00112

O Bom Jesus do Monte, referência incontornável.