Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Fonte da Audição

Fonte da Audição

A fonte da Audição, rodeada por sete castelos na orla, apresenta a figura de um jovem, em meio corpo, cabeça inclinada, mão direita levantada, lançando água a partir das orelhas e na parte superior um mancebo a tocar cítara, o cantor Idito e a inscrição: «QUI IN CITHARA PROPHETABAT SUPER CONFITENTES ET LAUDANTES DOMINUM», traduzida por «que cantava ao som da cítara, presidindo os que cantavam e louvavam o Senhor».

A estátua que coroa esta terceira fonte representava Orfeu, posteriormente, rebatizada de Idito. Como se pode constatar, as estátuas estão em harmonia com o sentido alegorizado. Segundo a fábula, quando tocava fazia calar todos os outros sons da natureza.

A cartela da figura humana de longos cabelos, que verte água pelos ouvidos, está emoldurada por um conjunto de volutas, asas, e, no plano inferior, uma cabeça de touro, que novamente aparece no pedestal da bacia, ladeado por duas cabeças de bezerro em perfil.

O sentido da audição está simbolizado na fonte através da efígie do touro, pois evoca a ideia do poder diante do qual não há resistência possível. Completa, assim, o simbolismo da cítara de Orfeu cujo encanto da música a todos e a tudo tornava impotentes.

Poder-se-ia ir mais longe e conjeturar que esta fonte, com as suas estátuas e animais, simbolizam a voz irresistível de Cristo a convidar os peregrinos para o reino de Deus.

DSC00124

DSC00123

O Bom Jesus do Monte, referência incontornável.