Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Rei David

Rei David

Do lado sul, temos pela frente a estátua do Rei David, com diadema na cabeça, cabelos anelados e manto apanhado no braço esquerdo, tocando harpa, com a legenda: «AUDITUI MEO DABIS GAUDIUM ET LAETITIAM», traduzida por «ao meu ouvido darás gozo e alegria».

David, profeta e rei, simboliza a escolha que Deus fez de outro rei para governar o seu povo, rejeitando o negligente Saul.

David chega à corte de Saul como tocador de cítara e escudeiro, pois, através da música, escutamos a voz interior. Mais tarde ganha consideração do povo e a amizade de Jónatas. Saul vê nele um rival. David tem de fugir. No deserto reúne um grupo de mercenários, torna-se vassalo dos Filisteus. Depois da morte de Saul, David é aclamado rei de Judá e mais tarde de Israel.

Jerusalém conquistada por ele torna-se centro religioso e político do estado. Dum povo de doze tribos faz uma nação, alarga o seu reino e conquista terras aos Filisteus, Moabitas, Amonitas e Edomitas.

DSC00126

O Bom Jesus do Monte, referência incontornável.