Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Fonte da Visão

Fonte da Visão

Seguem-se, em cada patamar, cinco fontes graníticas, alusivas aos cinco sentidos, cada uma delas ladeada por esculturas figurando personagens do Antigo Testamento e inscrições latinas.

As fontes do escadório dos sentidos são compostas por uma taça com gomosidade, assente em mísula e ladeada por pilastras, sendo a bica envolvida por figuras, volutas, acantos, festões e concheados que rodeiam um medalhão central.

Começam com a fonte alusiva à visão, com uma figura de um jovem que lança a água pelos olhos e segurando na mão esquerda uns óculos.

O sentido da visão está simbolizado na fonte através da representação da águia (a rainha das aves), símbolo da encarnação e mensageiro da divindade, colocada sob o sol e ladeada por dois pavões. É a visão que nos permite aprimorar a perceção que temos do Bom Jesus do Monte.

Os sete castelos heráldicos do fundador são disseminados pelos peitos das figuras e pelas volutas da orla.

O sol preside ao conjunto figurativo, encimado por uma figura identificada por «Vir Prudens», Varão Prudente, e pela inscrição que se encontra debaixo da escultura: «QUASI IN SOMNIS VIDE ET VIGILABIS», traduzida por «em teu sono vê e vigiarás», despertando para a ilusão da vida terrena.

DSC00117

O Bom Jesus do Monte, referência incontornável.