Fonte da Caridade
No patamar central temos o motivo principal, a fonte da Caridade. Superiormente a estátua correspondente a esta virtude, retratada simbolicamente por uma mulher com a cabeça coberta por um capuz, sustentando nos braços dois meninos.
A legenda, por debaixo da figuração da Caridade, é do seguinte teor: «TRIA HAEC: MAJOR AUTEM HORUM EST CHARITAS», traduzida por «destas três, a maior delas, porém, é a caridade». A inscrição refere-se às três virtudes teologais, fé, esperança e caridade, razão central desta escadaria, sendo o amor o corolário da mensagem cristã.
No interior do nicho duas crianças de pé a ladear a bica, cada uma apontando para o próprio lado esquerdo do peito, sustentando um coração que os une e de onde jorra uma bica de água.
Como peregrinos deste mundo, a caridade manifesta-se através do coração de carne e não de pedra e na simplicidade das crianças. Neste percurso catequético, ao ritmo dos enigmas da Bíblia, a caridade aparece-nos como a maior das virtudes, pois sem ela nada somos. A caridade é o centro, norma e fim da vida.
No Bom Jesus encontramos a síntese da História da Salvação pela mediação da linguagem artística a um momento de sofrimento segue-se, no final, a Glória.