Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Fonte da Fé

Fonte da Fé

No primeiro patamar, a fonte da Fé possui no interior do nicho uma simples Cruz, símbolo da fé cristã, arvorada em Calvário, lançando três goteiras de água pelas aberturas dos cravos nos braços e na haste, tendo o seguinte letreiro: «EJUS FLUENT AQUAE VIVAE», que traduzido significa «correrão dele águas vivas», as «águas vivas» representam a origem da Fé.

A Cruz, símbolo da fé como dom e graça, foi sempre o ícone do Bom Jesus do Monte, desde que apareceu sob o céu da colina sagrada, após a Batalha do Salado. O prelado bracarense, de então, D. Gonçalo Pereira atribui a vitória nesse combate à Santa Cruz, de quem era devoto, bem como seu filho, onde no seu estandarte figurava o respetivo símbolo da Cruz.

No topo, figura a estátua da Fé, uma mulher com os olhos cobertos por um véu rendado caído sobre os ombros, segurando um cálice com uma hóstia na mão esquerda e com a direita apontando para o ouvido. A seus pés sobressai um fragmento bíblico: «FIDES… ARGUMENTUM NON APPARENTIUM… EX AUDITU: AUDITUS AUTEM PER VERBUM CHRISTI», traduzido por «Fé… Argumento das coisas que não se veem… a fé é pelo ouvido: e o ouvido pela palavra de Cristo».

DSC00159

O Bom Jesus do Monte, referência incontornável.