Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Escadório

Escadório

do Pórtico

A longa escadaria do Bom Jesus, desde o Pórtico ao largo do Pelicano (34 degraus abaixo do adro), vence um desnível de 116 metros, com mais de cinco centenas de degraus em granito e está dividida em três partes: Escadório do Pórtico, Escadório dos Cinco Sentidos e Escadório das Três Virtudes.

A partir do pórtico nasce uma majestosa escadaria, um longo escadório em linha quebrada, repartido por vários lanços com patamares. O pavimento é de pedra miúda, britada entre caixilhos de cantaria lavrada, com patamares em frente às capelas. Os parapeitos encabeçados em cantaria estão ornamentados, nos ângulos, de esferas armilares ou pirâmides.

Desde o Pórtico até ao largo que precede o escadório dos cinco sentidos vão 376 degraus, desde este escadório até ao largo que antecede o escadório das virtudes vão 104 degraus e do escadório das virtudes até ao Adro vão 93 degraus, num total desde o pórtico até ao adro de 573 degraus.

Nesta primeira parte da longa escadaria, encontram-se as capelas do início da Via-Sacra e vários fontanários. Das oito primitivas capelas, traçadas na década de vinte de setecentos, sobram as duas primeiras.

DSC00022

O Bom Jesus do Monte, referência incontornável.