Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Fonte do Sol e Fonte da Lua

Fontes

do Sol e da Lua

As fontes são constantes em todos os santuários e representam, além de saciar a sede, a possibilidade de retemperar forças. Quem simbolicamente bebe «a água viva», purifica o corpo e o espírito.

As numerosas fontes estão disseminadas ao longo de toda a estância do Bom Jesus, no pórtico, no adro, nos terreiros, ora ladeando capelas, ora ornamentando os escadórios, ora, isoladamente, para ir de encontro às necessidades do devoto.

No meio dos cunhais do pórtico sobressaem duas fontes. A 1.ª fonte, (lado norte/ou esquerdo), encontramos a figura do sol em baixo relevo, na 2.ª fonte, lado oposto, a figura da lua.

No arco, que se abre sobre um pátio guarnecido de parapeitos de cantaria, rematados por duas pirâmides, estão adossadas a fonte do Sol, origem da vida, centro do universo, com 12 raios que simbolizam os doze apóstolos, e a fonte da Lua, associada ao drama da paixão, pois durante três noites, em cada mês lunar, ela desaparece do céu, identificando-se assim com Cristo que durante três dias esteve sepultado e ao fim dos quais ressuscitou de entre os mortos.

DSC00024_f

O Bom Jesus do Monte, referência incontornável.